segunda-feira, 11 de agosto de 2008

E a culpa, de quem é?

Aqui no Arraial tinha um restaurante de comida à quilo muito bem localizado, com uma comida bem gostosa, e muito barato. O único problema é que o lugar era feio, feio, feio.
Um dia, o dono do restaurante teve uma idéia muito boa: se eu contratar um arquiteto e fizer uma reforma, ele vai ficar bonito, e eu vou faturar muito mais.
E assim ele fez. Contratou o arquiteto que fez um projeto bem bonito. Eu vi o projeto, tava bonito mesmo. O arquiteto estava empolgado, afinal, com aquela ótima localização, ia ser uma ótima vitrine pro trabalho dele. Ele até me pediu uma proposta, pra fazer uma iluminação bem legal. Mas o dono não quis me contratar não. Não estava disposto a investir muito.
O restaurante fechou por uns meses. Demoliram tudo e fizeram tudo novo. A cidade estava curiosa pra saber o que ia sair dali.
No final do mês passado, o mistério acabou. Para decepção de todos. Porque o lugar ficou feio, feio, feio, e quente.
Eu almocei lá, e não aguentei ficar dentro. Fui sentar do lado de fora, mas estava sol. O único lugar na sombra era vizinho da assadeira do frango. Foi onde eu sentei.
A sensação de todos é de que o cara gastou dinheiro à toa. Pra fazer aquilo, era melhor ter deixado como estava.
Eu, que conheço o arquiteto, e vi o projeto, sei que não era pra ser nada daquilo. O restaurante tem as janelas fixas, porque era pra ter ar-condicionado e não tem. Resultado: calor infernal. Era pra ter um pergolado e um jardim do lado de fora, e não tem. Resultado: mesas no sol. Era pra ter uma parede de pedra e um letreiro legal e não tem. Resultado: a fachada ficou feia. Toda a circulação interna funciona diferente do projetado. Quem sai como a comida cruza com quem vai pagar. Resultado: caos. Fora vários outros problemas.
O problema é que eu sei disso, o arquiteto sabe disso, mas o resto do povo todo não sabe disso. Resultado: a culpa é do arquiteto. Foi o que eu ouvi uma senhora dizer. E é o que eu acho que todos devem estar pensando. E não adianta tentar defender o arquiteto não, porque ninguém quer entender que se o projeto não é executado como deveria, não tem como ficar bom.
Azar o do arquiteto, que além de ficar deprimido com o resultado, ainda vai ficar mau falado. E sorte a minha que o cara não quis me contratar.

Um comentário:

Mari disse...

A culpa é sempre do arquiteto. Azar o nosso...